top of page
  • Lui Fagundes

SAUCEDO: TREINAR A BOLÍVIA ERA "BICO"


ULISES SAUCEDO era o comandante da seleção boliviana na primeira Copa do Mundo em 1930. Neste mesmo ano, dirigira o (The) Strongest na conquista invicta do campeonato metropolitano de La Paz (que viria a ser um embrião do atual campeonato boliviano), sem sofrer um único gol. Por isso chamou cinco de seus comandados para formar a base do selecionado que foi a Montevidéu.


Mas a estreia de Saucedo na Copa foi como auxiliar de arbitragem (isso mesmo, bandeirinha), no dia 15 de julho, no jogo em que a Argentina venceu a França por 1x0 – e que teve o árbitro brasileiro Gilberto Rêgo como destaque. Rêgo terminou o jogo cinco minutos antes e, em razão das reclamações dos franceses, precisou buscar os argentinos no vestiário (alguns já no banho). Neste mesmo jogo, outro treinador atuou como auxiliar: o romeno Constantin Radulescu. Até hoje não se sabe por que Saucedo e Radulescu foram convidados a atuar na arbitragem dos jogos.


Dois dias depois, Saucedo estreava na Copa como treinador contra a Iugoslávia. Aí não foi tão fácil… Apesar de os bolivianos resistirem até quase a metade do 2º tempo (Ivika Bek fez 1x0 somente aos 15’), com um jogador a menos desde os 23’ do 1º tempo (Gumercindo Gómez fraturou uma perna em choque com o zagueiro Milutin Ivkovic e as regras de futebol da época não permitiam substituições), o primeiro gol abriu a porteira: Iugoslávia 4x0.


Antes de a Bolívia ser goleada novamente por 4x0 (agora para o Brasil), Saucedo apitou o jogo entre Argentina e México (6x3 para os comandados de Francisco Olazar). Arbitragem confusa, com um pênalti tão mal marcado para a Argentina, que o zagueiro Paternoster bateu propositalmente nas mãos do arqueiro mexicano Bonfiglio. Neste jogo, Radulescu atuou novamente (e pela última vez) como bandeira. Saucedo ainda bandeirou mais quatro jogos (Uruguai 4x0 Romênia – aqui, Saucedo de bandeirinha e Radulescu como técnico –, Argentina 3x1 Chile, Uruguai 6x1 Iugoslávia e, a final, Uruguai 4x2 Argentina).


Por ter sido o único treinador da história das Copas do Mundo a apitar um jogo de Copa e a atuar como auxiliar (e bandeirando a final do torneio!), Ulises Saucedo entrou para O Mundo da Copa do Mundo.


COPYRIGHT © 2018 LUI FAGUNDES (este texto é parte do capítulo “No apito” do livro O MUNDO DA COPA DO MUNDO, em produção).

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page