top of page
  • Lui Fagundes

COPA DE 2018 – GAZINSKY & QUEM MAIS?

DE QUASE FIGURANTE À PROTAGONISTA


YURY GAZINSKY parecia fora dos planos do técnico Stanislav Cherchesov para a Copa em solo pátrio. Sua última participação no selecionado russo havia sido em março de 2017, quando entrou em campo, aos 33’ do 2º tempo, em Krasnodar (cidade onde ele joga pelo clube de mesmo nome), na derrota por 2x0 em amistoso contra a Costa do Marfim. Quatro dias depois, em Sochi, em outro amistoso, agora contra Bélgica, Gazinsky ficou apenas olhando seus companheiros empatarem por 3x3 com o time misto dos belgas, sem Eden Hazard e De Bruyne, e com Mertens, Witsel e Lukaku entrando apenas no final do jogo. Três meses mais tarde foi convocado para a Copa das Confederações, mas passou os três jogos (Nova Zelândia, Portugal e México) sentadinho no banco de reservas. Também não entrou em campo nos dois amistosos jogados antes do torneio, contra Hungria e Chile.


Ainda em 2017, Cherchesov convocou a seleção russa em datas Fifa, em outubro e novembro, para quatro amistosos (Coreia do Sul, Irã, Argentina e Espanha), e não lembrou de Gazinsky, que também não foi convocado para os amistosos contra Brasil e França, em março deste ano. Tudo indicava que ele ficaria de fora da Copa, mas seu nome apareceu na pré-lista de 28 convocados, no início de maio, e Gazinsky acabou entre os 23 da lista final. No dia 5 de junho, nove dias antes da estreia da Rússia na Copa, foi titular (deu lugar a Kudryashov, aos 31’ do 2º tempo) no empate com a Turquia por 1x1 em Moscou. E ganhou as graças de Cherchesov.


Antes da Copa, Gazinsky havia jogado apenas seis jogos pela seleção russa, todos amistosos, e em apenas um deles (derrota para a Costa Rica por 4x3 em Krasnodar) jogou os 90 minutos. Ele chegou a ser convocado por Leonid Slutsky, antecessor de Cherchesov, em agosto de 2015, para os jogos eliminatórios à Eurocopa de 2016 contra a Suécia e Liechtenstein, mas não jogou. Sua estreia ocorreu apenas um ano depois, já sob o comando de Cherchesov, quando ele entrou em campo aos 16’ do 2º tempo no empate por 0x0 com a Turquia, em 31 de agosto de 2016, na cidade turca de Antalya.


Contra a Arábia Saudita, no jogo que abriu a Copa de 2018, Yury Gazinsky entrou para O Mundo da Copa do Mundo ao marcar o primeiro gol da Copa da Rússia.


Ele, que nasceu em 1989, começou nas categorias de base do Smena Komsomolsk, time sediado na sua cidade natal, Komsomolsk-na-Amure, e que disputa a zonal Leste da PFL (Liga Profissional de Futebol – que é dividida em cinco zonais), uma espécie de 3ª divisão, já que a FNL (Liga Nacional de Futebol), chamada de 1ª divisão, na verdade é uma divisão inferior da Primeira Liga, onde jogam os grandes clubes. Em 2010, Gazinsky subiu para os profissionais do Smena, participando de 19 jogos e marcando dois gols, entre abril e agosto, e sendo negociado em seguida com o Luch-Energiya, de Vladivostok, que naquele ano disputava a FNL.


Dois anos depois, quando o Luch-Energiya caiu para a zonal Leste da divisão da PFL (voltou a subir para a NFL na temporada seguinte), seu passe foi vendido para o Torpedo Moscou (na época na NFL e que hoje disputa a zonal Centro da PFL). Em maio de 2013, Gazinsky aportou no Krasnodar (clube da Primeira Liga) e assinou um contrato por três temporadas, renovado em 2016 por mais cinco anos. Na temporada 2014/15, o Krasnodar chegou ao terceiro lugar no final da Primeira Liga. Neste campeonato, Gazinskiy atuou ao lado dos brasileiros Ari (revelado pelo Fortaleza e atualmente no Lokomotiv Moscou, atual campeão russo), Wánderson (também revelado pelo Fortaleza e hoje jogando no turco Alanyaspor) e Joãozinho (que saiu da Portuguesa de Desportos e passou pelo Levski Sofia, da Bulgária, antes de chegar no Krasnodar em 2011).


Yury Gazinsky marcou o primeiro gol da Copa da Rússia. Quem marcará o último?

Yury GAZINSKY

20/07/1989, Komsomolsk-na-Amure, Rússia

Copa: 2018 (Krasnodar)

Primeiro e atual clubes: Smena Komsomolsk e Krasnodar

COPYRIGHT © 2018 LUI FAGUNDES (estes textos são parte do capítulo “O primeiro e o último” do livro O MUNDO DA COPA DO MUNDO, em produção).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page